Como se preparar para o Enem faltando 100 dias para a prova

140

O tempo passou voando e o Enem 2019 já está aí. Confira nossas dicas de estudo para essa reta final

Por Taís Ilhéu



26 jul 2019, 11h06

Parece que foi ontem mesmo que o Enem abriu as inscrições para a edição deste ano, mas como o tempo passa voando para os pré-vestibulandos, já estamos a 100 dias do maior “vestibular” do Brasil! Nos dias 3 e 10 de novembro, 6,38 milhões de estudantes farão as provas que podem garantir vagas em universidades públicas, bolsas e até financiamento nas faculdades particulares. 

Com tanta oportunidade em jogo, não é hora de ceder à pressão e deixar os estudos de lado. Essa reta final é essencial para revisar conteúdos, colocar a matéria atrasada em dia e, é claro, manter a mente e o corpo saudáveis para conseguir dar o seu melhor. 

Pensando nisso, selecionamos, com a ajuda de Daniel Perry, diretor do Anglo Vestibulares, seis dicas dicas que vão te ajudar a manter o foco. Confira!

Organize-se e mantenha a disciplina  

Se você ainda não montou um cronograma de estudos e planejou sua rotina diária esse ano, faça isso para ontem! O GUIA já publicou por aqui uma série de matérias com cronogramas para cada tipo de vestibulando, como os que fazem Ensino Médio, cursinho, estudam sozinhos em casa ou têm pouco tempo porque trabalham. Em cada matéria você consegue baixar o PDF do plano de estudos.

Por mais corrida que seja sua rotina, existe sempre uma maneira de otimizar o tempo disponível! Uma dica de Daniel Perry para quem faz apenas cursinho é dedicar ao menos mais quatro horas diárias de estudo para resolução de exercícios ou leituras que consolidem o que foi visto em sala de aula.

Desafie-se com exercícios mais complexos

Sabe aquela lista de exercícios de Física do ITA que você sempre evitou? É hora de encará-la. Por mais que você não vá prestar um vestibular tão complexo ou determinadas áreas não sejam o foco do curso que você vai prestar, nivelar seus conhecimentos por alto é sempre uma boa ideia. Afinal, se você conseguir resolver as questões mais difíceis, as outras serão moleza.

Treine a redação

Você já deve ter ouvido uma centena de vezes que a redação do Enem é quase uma fórmula matemática: seguindo o passo a passo e cumprindo as competências exigidas, provavelmente seu resultado será bom. E a melhor maneira de treinar a execução de exercícios com fórmulas é treinando. O ideal é fazer ao menos uma redação por semana, além de manter a leitura sobre temas relacionados a política, cultura e outras atualidades em dia. Esse ano, o GUIA publicou uma matéria com dicas de redação do Enem dadas pela youtuber Débora Aladim, especialista no assunto. Vale a pena conferir.

Faça simulados

Essa dica é especialmente importante para você treinar seu tempo de resolução de questões e preparar-se psicologicamente para as condições de execução da prova. Por isso, o ideal em simulados é que você procure se aproximar o máximo possível de um vestibular de verdade: procure lugares silenciosos, controle rigorosamente seu tempo e evite distrações como celulares ou televisão. Procure provas antigas do Enem para praticar com questões parecidas com as que você encontrará no dia da prova. Nesta matéria, explicamos detalhadamente três dicas importantes para fazer um bom simulado. Pratique!

Pesquise sobre o curso e a faculdade escolhida

Mesmo para o Enem, que não tem provas específicas como as segundas fases da Unicamp, Fuvest ou Unesp, ter bem definido em qual curso ou universidade você pretende ingressar pode ajudar na hora de pensar estrategicamente na prova. Algumas faculdades atribuem pesos diferentes às áreas do Enem dependendo da carreira escolhida. Assim, se você sabe que o seu curso costuma ter peso maior em Ciências da Natureza no processo de seleção do Sisu, o ideal é se dedicar ainda mais ao estudo dessas disciplinas.

Cuide da sua saúde física e mental

A pressão que o pré-vestibulando sofre, ainda mais nessa etapa final de estudos, não é brincadeira. Por mais que pareça difícil não pensar na concorrência, lembre-se que tudo o que você pode fazer nesse momento é dar o melhor de si mesmo dentro de suas limitações, e respeitá-las é importante. Por isso, mantenha sua saúde em dia se alimentando e dormindo bem, além de não deixar de lado o tempo livre para descansar a mente e, se possível, praticar algum exercício físico. 

Fonte: Como Passar em Medicina

Comentários do Facebook
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.