IFB abre inscrições para 2.315 vagas, cujo ingresso será em 2019

5 (100%) 1 vote

O Instituto Federal de Brasília, IFB, divulgou processo seletivo para preenchimento de 2.315 vagas; em cursos gratuitos para o primeiro semestre de 2019.

As oportunidades são para cursos técnicos em diversas modalidades nos dez campi do IFB; espalhados por todo o Distrito Federal: Brasília, Ceilândia, Estrutural, Gama, Planaltina, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Samambaia, São Sebastião e Taguatinga.

Inscrições

As inscrições estarão abertas no período de 1.º a 30 de novembro de 2018 e serão realizadas pelo site processoseletivo.ifb.edu.br. A seleção será efetuada por meio de sorteio eletrônico. Todo o processo de inscrição é gratuito. As aulas estão previstas para começar em fevereiro de 2019.

Modalidades

Há oportunidades em cursos técnicos subsequentes presenciais e a distância, integrados ao Ensino Médio e integrados na modalidade Educação de Jovens e Adultos (PROEJA). Há também a opção de Regime de Alternância no Curso Técnico em Agroindústria – subsequente e concomitante. Entenda, abaixo, cada uma das modalidades e veja em qual delas você se enquadra.

Integrado (Curso Técnico + Ensino Médio no IFB) – Cursos para quem acabou de concluir o Ensino Fundamental. Duração média de 3 anos. O estudante cursa disciplinas comuns do Ensino Médio juntamente com as matérias de um curso técnico.

Integrado – Proeja (Curso Técnico + Ensino Médio no IFB) – Cursos para maiores de 18 anos que cursaram o Ensino Fundamental; mas não concluíram o Ensino Médio. Duração média de 3 anos.

Concomitante (Curso Técnico no IFB + Ensino Médio em outra escola) – Esta modalidade é voltada para os estudantes que estejam cursando o Ensino Médio em outra escola. Assim, ele fará ao mesmo tempo o Ensino Médio, em sua escola de origem, e o curso técnico no IFB.

Subsequente (Pós-Médio) – Para quem já concluiu o Ensino Médio. Duração de 1 a 2 anos.

Regime de Alternância – O ensino é organizado em função do trabalho, e o estudante alterna períodos regulares de aprendizagem na escola; com períodos de convívio com a comunidade.

Reserva de Vagas

O IFB reserva vagas em seus processos seletivos para pessoas oriundas de escolas públicas, pessoas com deficiência, pessoas que se autodeclarem preto, pardo ou indígena e para os que tenham renda familiar bruta per capita igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo.

O candidato que ser encaixar nessas características, poderá solicitar reserva de vaga no ato da inscrição on-line e procurar o campus do IFB no qual selecionou o curso para entregar, até o dia 30 de novembro; formulários específicos descritos nos editais e os documentos que comprovem suas declarações.

A comissão do processo seletivo irá analisar os documentos e publicará o resultado preliminar no dia 6 de dezembro. Caso queira contestar, o candidato pode fazê-lo nos dias 7 e 10 do mesmo mês.

Resultado Final

O resultado final da lista de candidatos para reserva de vagas será divulgado no dia 12 de dezembro. Quem se candidatar à reserva de vaga e não entregar a documentação comprobatória, passa a concorrer, automaticamente, nas vagas destinadas à ampla concorrência.

 



Fonte: Como Passar em Medicina

Comentários do Facebook