Inscrições do ITA 2019 estão abertas!

0
43

Abriram nesta quarta-feira (01) as inscrições do ITA 2019! Os candidatos terão até o dia 15 de setembro (sábado) para se inscrever no site oficial do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA).

Você pode fazer sua inscrição clicando aqui. O valor das inscrições será de R$140,00 (cento e quarenta reais) em 2018.

É comum que a página fique lenta nas primeiras horas do período devido ao número de acessos. Mas, com o passar dos dias, a página volta a funcionar normalmente.

Documentos necessários para as inscrições do ITA 2019

Para as inscrições do ITA 2019 é necessário que o candidato apresente seu CPF (Cadastro de Pessoa Física) e seu documento de Identidade (RG – Registro Geral). Para o processo é recomendado que o estudante tenha em mãos o número dos dois documentos.

Além disso, são solicitados ao candidato um número de telefone e um endereço de e-mail válido para que a organização do vestibular possa se comunicar com o candidato quando necessário.

Ao candidato também serão perguntadas, durante as inscrições, informações a respeito de sua escolaridade e renda familiar.

Mudanças no vestibular e formato da prova

Algumas mudanças no processo seletivo da instituição já estão confirmadas. Segundo o site do ITA e sua assessoria de comunicação, mudanças no modelo de prova e na forma de ingresso passam a valer já para o vestibular deste ano.

Divisão de fases

Entre as principais mudanças estão o aumento no número de fases do vestibular, de duas para três. Para o vestibular 2019, a prova é dividida da seguinte forma

1ª Fase

Prova objetiva de 60 questões, valendo 20% da nota. A prova objetiva cobrará conhecimentos a respeito das disciplinas de Matemática, Física, Química, Português e Inglês. Serão 12 questões de cada disciplina para quatro (4) horas de prova. A prova de Português tem questões relacionadas à lista de livros obrigatórios (apresentada em tópico abaixo).

Nesta fase o candidato deve obter nota mínima de 4,0 (quatro). Além disso, segundo informações do site do ITA, a nota da prova de Inglês não é classificatória, somente eliminatória. A classificação na 1ª fase leva à 2ª fase (prova dissertativa).

A aplicação da 1ª fase do vestibular do ITA será no dia 23 de novembro de 2018 (sexta-feira).

2ª Fase

Provas dissertativas, dividida em dois dias, valendo os 80% restantes da nota. As provas cobrarão conhecimentos a respeito das disciplinas de Matemática, Física e Química, além de uma Redação. São 10 questões de cada disciplina e a redação deve ser feita no modelo dissertativo-argumentativo. Serão quatro (4) horas de prova para cada dia da 2ª fase.

Nesta fase o candidato também deve obter nota mínima de 4,0 (quatro), e a média das duas provas deve ser de 5,0 para que o candidato se classifique. A classificação na 2ª fase leva à 3ª fase (inspeção de saúde).

A aplicação da 2ª fase do vestibular do ITA será nos dias 10 e 11 de dezembro de 2018 (segunda e terça-feira).

3ª Fase

Inspeção de saúde com caráter eliminatório. A inspeção de saúde avalia Requisitos de Aptidão para a Aeronáutica, divididos nos âmbitos Físico e Psíquico.

 

Os requisitos Físicos são subdivididos em: a) de estatura e peso; b) cardiocirculatórios; c) visuais; d) auditivos; e) odontológicos; f) neurológicos; e g) ortopédicos.

Já os requisitos Psíquicos são subdivididos em: a) psicológicos; e b) psiquiátricos.

As datas ainda não foram definidas.

Política de Cotas

A partir deste ano, o vestibular do ITA adota a política de cotas raciais. Segundo informações do jornal O Vale, da cidade de São José dos Campos, 20% das vagas disponíveis (22 das 110) serão destinadas a estudantes que se autodeclararem negros no momento da inscrição.

A autodeclaração feita deverá ser comprovada na 3ª fase no vestibular, quando será feita a inspeção de saúde.

Este será o primeiro vestibular da instituição com cotas para negros. A mudança reflete a  decisão do Supremo Tribunal de Justiça sobre cota racional em concursos militares.

Em entrevista ao G1, a professora de Física Experimental da instituição, Sônia Guimarães, diz ser a favor a das cotas:

“Não vejo a hora dos cotistas chegarem. Na sala de aula é muito difícil vermos negros. Essa medida vai mudar a vida de muita gente”, afirmou.

Lista de livros obrigatórios

O vestibular para ingresso no Instituto Tecnológico de Aeronáutica, assim como a Fuvest e a Unicamp, também cobra conhecimentos a respeito de algumas obras literárias. São elas:

Senhora, de José de Alencar,

Quincas Borba, de Machado de Assis, e

São Bernardo, de Graciliano Ramos.

Locais de aplicação do exame

As cidades em que serão aplicadas as provas do ITA 2019 são:

Belém (PA)

Belo Horizonte (MG)

Brasília (DF)

Campinas (SP)

Campo Grande (MS)

Cuiabá (MT)

Curitiba (PR)

Fortaleza (CE)

Goiânia (GO)

Juiz de Fora (MG)

Londrina (PR)

Manaus (AM)

Natal (RN)

Porto Alegre (RS)

Recife (PE)

Ribeirão Preto (SP)

Rio de Janeiro (RJ)

Salvador (BA)

São José dos Campos (SP)

São José do Rio Preto (SP)

São Luís (MA)

São Paulo (SP)

Teresina (PI)

Vitória (ES)

Calendário do vestibular 2019 do ITA

Inscrição: 1º de agosto a 15 de setembro de 2018.

Prova 1ª fase: 23 de novembro de 2018.

Provas 2ª fase: 10 e 11 de dezembro de 2018.

Para mais informações sobre o ITA e outros vestibulares, fique sempre de olho no Blog do Como Passar Em Medicina!



Fonte: Vestibular – Blog do Como Passar Em Medicina

Comentários do Facebook