MEC anuncia Enem digital para o ano que vem

98

O novo presidente do Inep anunciou hoje que a transição vai começar em 2020, mas o exame deve se tornar 100% digital até 2026

Por Taís Ilhéu



3 jul 2019, 12h04 – Publicado em 3 jul 2019, 11h10

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, anunciou em uma coletiva nesta manhã (3) um projeto piloto para o Enem 2020: cerca de 50 mil estudantes testarão, pela primeira vez, uma versão digital da prova. O plano é iniciar uma transição do modelo analógico (em papel) para o digital, que deve ser finalizada até 2026. Ou seja, em sete anos todos os candidatos já farão a prova por computadores ou outros dispositivos. 

Para o ano que vem e o próximo, segundo Lopes, a prova digital ainda será opcional, e os estudantes poderão escolher entre um dos dois modelos no momento da inscrição — lembrando que as vagas para o digital são limitadas a 50 mil (equivalente a 1% do total de candidatos). Outras mudanças também foram anunciadas, como o número de aplicações da prova em uma mesma edição. 

Atualmente, a prova é aplicada uma vez para todos os estudantes regulares e outra para os privados de liberdade (PPL) e em lugares que enfrentaram dificuldades logísticas no dia do exame, como falta de água ou energia. A partir do ano que vem, além dessas duas aplicações da prova em papel, terá mais uma data para a digital. Ao longo dos anos seguintes, o número de aplicações deve aumentar gradualmente, até atingir quatro ao ano. 

O projeto piloto será aplicado em 15 capitais: Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA) e São Paulo (SP). Segundo o Inep, o valor da inscrição será o mesmo para os dois modelos. O custo de execução do projeto no ano que vem ficará em R$ 20 milhões.

Datas definidas

O presidente do Inep informou também que as datas do Enem 2020 já estão definidas. O Enem digital será aplicado primeiro, nos dias 11 e 18 de outubro. Já a prova em papel fica para os dias 1º e 8 de novembro. A reaplicação para pessoas privadas de liberdade acontecerá em dezembro. 

Fonte: Como Passar em Medicina

Comentários do Facebook
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.