Questão comentada sobre governo de JK, da Fatec 2018-2

0
21


Questão comentada sobre JK, da Fatec

Avalie esta postagem

 

(FATEC/2018-2) Na década de 1950, o presidente Juscelino Kubitschek adotou uma política de desenvolvimento econômico que ficou conhecida como Plano de Metas.
Sob o lema “50 anos em 5”, esse plano se caracterizou pela
A) adoção de uma política econômica liberal que preconizava a universalização do acesso à educação básica e a privatização dos serviços essenciais, como fornecimento de água e energia elétrica.
B) abertura do país ao capital externo, facilitando a instalação de indústrias estrangeiras no país, ao mesmo tempo que manteve o controle estatal sobre a extração, refino e distribuição do petróleo.
C) oferta de incentivos fiscais para a instalação de fábricas nas regiões menos desenvolvidas do país, como o Norte e o Nordeste, além de combater as desigualdades regionais e erradicar a fome.
D) aproximação com a União Soviética, no contexto da Guerra Fria, que garantiu os investimentos necessários para a instalação da indústria siderúrgica
nacional e a construção de Brasília.
E) promoção de políticas públicas de acesso aos serviços essenciais como saneamento básico, medicina preventiva e urbanização de favelas, além da redistribuição de renda e da terra.

Resolução:
Uma das características do governo JK foi a  abertura do país ao capital estrangeiro facilitou a entrada de multinacionais. A extração, refino e distribuição do petróleo ficou sob comando estatal.
Resp.: B

Veja ainda:
–  Questão sobre governo de JK, do Enem 2013.



Fonte: Como Passar em Medicina

Comentários do Facebook