Questão comentada sobre movimentos culturais

Avalie esta postagem

(EBMSP/2018) Os movimentos culturais organizam-se e se processam em maior ou menor grau conforme a identidade e os interesses dos sujeitos sociais. Hoje em dia, os movimentos culturais orientam-se por duas tendências. A primeira envolve os movimentos “instituídos”, ou seja, as instituições e movimentos do Estado e as demais instituições culturais dominantes, como as religiões e as empresas da indústria cultural. A segunda tendência envolve os movimentos “instituintes”, ou seja, os movimentos da sociedade civil cuja iniciativa nasce aleatoriamente ao interesse do Estado e das instituições e empresas dominantes.
Disponível em: <http://sociologiajkpp.blogspot.com.br/2010/04/>. Acesso em: ago. 2017. Adaptado.
Considerando-se o texto, podem ser considerados movimentos culturais “instituídos” e “instituintes”, respectivamente,
A) a invasão do território brasileiro pelas tropas da Inglaterra, gerando a Guerra do Paraguai, na década de 60 do século XIX, e a vitória do arraial de Canudos, no final do século XIX, contra as manobras da Igreja que condenavam os milagres
do Padre Cícero.
B) a Semana de Arte Moderna, em 1922, que decretou os novos rumos da arte brasileira, segundo os modelos importados da Europa, no campo da literatura, das artes plásticas e da música, e a campanha pelo voto secreto e eleições diretas desenvolvida em todo o Brasil, no período dos governos
republicanos militares do século XIX.
C) o movimento popular em defesa da PETROBRAS, na década de 20 do século XX, denominado  “o petróleo é nosso” e a “marcha da família com Deus pela liberdade” em protesto contra o golpe militar de 1964.
D) a promulgação das Constituições de 1937 e 1967 em favor do estado democrático brasileiro e a decretação do feriado nacional de 12 de outubro em homenagem à padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
E) as reformas do Ensino Médio planejadas pelo governo federal, em 2016 e os movimentos em defesa da consciência negra e de proteção à mulher contra o feminicídio, gerados nas quatro últimas décadas.

Resolução:
As reformas do Ensino Médio partem do Governo; portanto, instituídas. Já os movimentos em defesa da consciência negra e de proteção à mulher contra o feminicídio partem da própria sociedade com posterior influência às políticas públicas sendo, portanto, instituintes.
Resp.: E

Veja também:
– Questão comentada sobre grandes sociedades carnavalescas, do Enem
– Questão comentada sobre movimentos migratórios, da Fuvest
– Questão comentada sobre transformações da sociedade, do Enem



Fonte: Como Passar em Medicina

Comentários do Facebook