USP aparece em 8º lugar em ranking mundial de produção científica

133

A universidade paulista saiu na frente da Universidade de Cambridge e de Oxford

Por Taís Ilhéu



14 ago 2019, 16h19

Em termos de produção científica, a USP supera grandes universidades como Stanford, Oxford e Cambridge. Pelo menos é o que diz o ranking elaborado pelo Centro de Estudos em Ciência e Tecnologia (CWTS, na sigla em inglês) da Universidade de Leiden, na Holanda. Entre as 963 universidades avaliadas no ranking, construído com informações da base de dados Web of Science, a Universidade de São Paulo aparece em oitavo lugar.

Além da classificação pela produção científica, o ranking também avaliou o impacto dessas pesquisas, a colaboração (se há parcerias internacionais e com a indústria), a quantidade de artigos que estão publicados de forma aberta e a diversidade de gênero entre os pesquisadores. Neste último aspecto, a USP ficou em terceiro lugar, atrás apenas de Harvard e da Universidade de Toronto.

Outras universidades brasileiras também apareceram no ranking, mas a USP é a única latino-americana entre os cem primeiros colocados. A Unesp aparece em 183º lugar, a Unicamp em 183º e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) em 192º. 

Por fim, o ranking destaca que a universidade produz não só muitas pesquisas, como também de qualidade. Dos 16.846 artigos publicados na USP entre 2014 e 2017, 44% deles estiveram foram classificados entre os 50% melhores do mundo em suas áreas do conhecimento. Dentre essas áreas, a que mais se destacou com suas pesquisas é a de “Ciências da Terra e da Vida”, atingindo a primeira colocação em impacto científico e segunda em colaboração e acesso aberto. Ciências Biomédicas e da Saúde é a segunda maior área de destaque. 


Fonte: Como Passar em Medicina

Comentários do Facebook
 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

CommentLuv badge

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.